“Então vão fazer com os indígenas o que fizemos com os aborígenes?” – “Sim”, diz presidente do IBAMA

Atual presidente do IBAMA, Curt Trennepohl, afirmou que o Brasil fará com os povos indígenas o mesmo que a Austrália fez com os aborígenes, que foram exterminados por colonos britânicos que ocuparam a ilha ao longo do século 19.Em entrevista ao programa australiano 60 Minutos, o atual presidente do IBAMA, Curt Trennepohl, afirmou que seu trabalho não é cuidar do meio ambiente, mas minimizar os impactos ambientais. A edição do programa abordou a polêmica em torno da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na bacia do rio Xingu, no Pará.

Ao responder que estava com a consciência tranquila com a decisão de autorizar o início das obras, Trennepohl foi confrontado pela jornalista.

Visivelmente irritado, Trennepohl cortou a entrevista quando a jornalista Allison Langdon afirmou que os povos indígenas do Xingu não estão dormindo bem por causa da decisão do IBAMA de autorizar o início das obras.

Mas, quando o cinegrafista saiu da sala, o presidente do IBAMA falou o que realmente pensa sobre os povos do Xingu, sem se dar conta que ainda estava com o microfone ligado.

Resumindo, Trennepohl afirmou que o Brasil fará com os povos indígenas o mesmo que a Austrália fez com os aborígenes, que foram exterminados por colonos britânicos que ocuparam a ilha ao longo do século 19.

Veja íntegra do programa 60 Minutos da Austrália.

Outras informações sobre Belo Monte clique aqui.

Fascista filho da puta!

  • Sem vergonha, safado e fdp… Esse vagabundo não pode ocupar o cargo… Vamos enviar e-mail em massa para a Casa Civil, que é responsável pela nomeação do presidente do IBAMA. Juntos podemos mudar qualquer coisa!! Força galera…
    Segue e-mail: [email protected]

  • Considero a construção de Belo Monte um erro, e a posição do presidente do Ibama vergonhosa. Mas quero chamar a atenção para um aspecto que passa despercebido. Ao assistir a reportagem completa percebemos que poucos brasileiros são entrevistados. Um é o inábil e irresponsável presidente do Ibama, que faz o papel de “mal” e o outro é um suposto índio que diz que vai matar quem quiser ameaçar o rio, fazendo papel do inocente e ingênuo. Os “bons” e “heróis” são os estrangeiros conscientes, a fotógrafa, a atriz engajada, o cineasta visionário. Precisamos ficar atentos com esse discurso onde parece que não existem brasileiros responsáveis e comprometidos com a causa ambiental. É esse discurso que será usado quando quiserem “intervir”, quando quiserem ameaçar a soberania de nosso país. São muitos os interesses na nossa bacia hidrográfica, e alguns vem travestidos de benfeitorias.

  • Dá vontade de chorar em ver tamanha crueza e descuido com a população índigena, com o meio-ambiente, com o Brasil… Triste e desmotivador.

    Não sou engajada na causa de Belo Monte, embora já tenha assinado vários abaixo-assinados e petições contra a construção da mesma.

    Espero que a repercussão desta declaração deste homem que diz dormir bem a noite, atinja quem está trabalhando arduamente para a proteção dos nossos recursos e do nosso povo.

  • Acho uma pouca vergonha a atitude do presidente do IBAMA, mas infelizmente é isso aí o que os nossos governantes conseguiram para nós, pois não somos donos de nada aqui no Brasil, por debaixo dos panos quem comanda o Brasil que a tempos atrás foi nosso são os estrangeiros, sentimos que somos apenas escravos de nossa própria PÁTRIA dominadas por pessoas que não fazem parte de nós, mas que querem se apossar dos direitos não só dos indígenas, mas também dos nossos, é o caso de NOSSA RIQUÍSSIMA AMAZÔNIA.

  • Bom dia,

    Gostaria de fazer uma breve analise ao governo que está no poder a mais de 8 anos sendo na atualidade comandado pela Dilma, que por meu entender deste que assumiu o posto de presidenta o pais está andando para traz, a não venha me falar o desemprego diminuiu ou que nosso financeiro está melhor (financeiro bom mesmo é dos corruptos deste governo).
    Vejamos do lado ecológico, mudança no c´podigo florestal para que ocorra a anistia dos que andam contra a lei (aqueles que desmatam e não estão nem ai, pois moramos no Brasil, um pais onde as leis valem apenas aos mais fracos) e completa destruição de nossas florestas, construção de Belo Monte que por trinta anos vem sendo barrada e hj com nosso querido governo foi aprovada, como o próprio representante do órgão superior o IBAMA revelou “faremos como os Australianos fizeram com os aborígenes”, outra frase de Curt Trennepohl “meu dever não é cuidar da natureza”, palmas para o funcionário do IBAMA.
    Do lado social financeiro, vamos construir o ITAQUERão com verba publica pois a população gosta de futebol e desta maneira conseguiremos uma fatia do bolo (uma graninha a mais), ou ainda melhor vamos fazer uma festa de 30 milhões de reais para deixar o corrupto e presidente da FIFA feliz, sem comentários para Ricardo Teixera, para que investir esse dinheiro nosso em saúde ou educação.
    Hoje tenho vinte e cinco anos vividos, já trabelhei em prefeituras e possuo contato com inúmeros políticos, nunca vi um governo tão corrupto e sem ideais, um governo que pensa que o bolsa família ou o fome zero estão certos, vão La no nordeste dão uma merreca pro povo, em vês de apoios fiscas e empregos.
    Um governo que está deixando sua população morrer em leitos de hospitais, pois é mais importante uma festa para mostrar ao mundo algo que não somos.
    Um governo sem ética, exemplo: mensalão e o LULA diz que não sabe de nada.
    Um pais que joga fora toneladas de alimentos apenas com a finalidade de manter o preços e deixar seu povo com fome.
    O governo do PT = PERCA TOTAL.

  • …engracado. a reportagem esta em ingles. e falando de um problema relacionado a amazonia. nao gosto dessas coisas em ingles quando falam de algo em meu pais.

  • eu vejo esse país só bando de corruptos sem conciencia do que eles podem causar amanhã para os proprios filhos deles, exterminar os indios será a solução para esse o presidente do IBAMA? a luta continua até o ultimo indio,mais eu tenho certeza de uma coisa, ninguém é digno de tirar vidas de uma pessoa por mais mal que seja, não temos medo de sermos exterminados, um dia ele vai prestar conta de tudo isso, até do que ele falou quanto mais o que fizer,eu indio e vou lutar até o fim pelo o meu povo. está na hora de os indios ocuparem as cadeiras lá no congresso Nacional, por isso peço aos parentes,vamos colocar nossa gente. não votem mais nesses cretinos sem compromisso, que só defendem os interesses individuais. vamos todos juntos arregaçar as mangas das camisas e partir pra luta.

  • Na verdade o que eles querem é acabar com a população brasileira e meio amiente. O nosso pais não é composto só pelos povos indigenas.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *