Em Roraima, agências da ONU promovem seminário sobre migração, violência de gênero e LGBTIfobia

Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a ONU Mulheres promovem na próxima quinta-feira (5), em Boa Vista, um seminário sobre violência de gênero e LGBTIfóbica em situações de migração e refúgio. Evento reunirá representantes de todos os níveis de governo, da sociedade civil, da academia e de organizações internacionais. Discussões abordam temas como acesso a serviços de saúde, justiça e assistência social.

“Em contextos de migração e deslocamento forçado, as mulheres, as adolescentes e a população LGBTI ficam ainda mais vulneráveis, sendo potenciais vítimas à violência, à exploração sexual e ao tráfico humano. É importante olharmos para essa população com maior atenção e cuidado, de forma a prevenir a violência, garantir o acesso aos seus direitos e a proteção sempre que necessário”, afirma o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal.

O seminário “Migração, Refúgio e Violência de Gênero: promovendo o direito de todas e todos” começa às 9h no auditório do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT), na Universidade Federal de Roraima.

“Mulheres e meninas migrantes e refugiadas enfrentam múltiplas formas de discriminação e é urgente garantir que tenham acesso a rotas de trânsito seguras, espaços seguros, recursos e serviços que as ajudem a construir uma vida livre da violência e da pobreza. Elas devem ser priorizadas nas respostas de políticas e serviço públicos por meio da escuta ativa e inclusão nas mesas de negociação e tomada de decisão porque são agentes poderosas de mudança e desempenham um papel crucial na reconstrução de suas comunidades”, completa a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.

Os dois dirigentes das agências da ONU participarão do encontro em Boa Vista, que também terá a presença de representantes da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Governo Federal, além de autoridades locais.

SERVIÇO
Seminário Migração, Refúgio e Violência de Gênero : promovendo o direito de todas e todos
Data: 05/07 – quinta-feira
Horário: de 9h às 12h e de 13h30 às 17h30
Local: auditório do PRONAT da UFRR

Fonte: Nações Unidas

 

Comentários

comentários