Consciência.Net

Tutorial rápido para publicação

Última atualização: 21/12/2011

Prezadas(os) colaboradoras(es)! Cabe aqui algumas dicas editoriais, próprias da ferramenta que usamos (Wordpress.org, um software 100% livre), cuja leitura não passa de dez minutos e vai nos ajudar a manter um padrão editorial de excelência. São dicas apenas técnicas, não devendo ser confundidas com nenhuma dica de forma ou conteúdo, apenas de manipulação da ferramenta.

As dúvidas podem ser tiradas pelo email pauta@consciencia.net com o título "Tutorial". Muitos já utilizam esta ferramenta colaborativa e já tiraram dúvidas conosco, o que é muito gratificante para nossa rede, que se sustenta com nenhuma remuneração, porém com imensa liberdade de expressão.

Pedimos que observem apenas que, para sermos democráticos e justos com todos, incluam apenas 01 texto por dia na Revista Consciência.Net. Nos dois demais sites (Café da Manhã e Pequenos Detalhes) não há limite de postagens. Lembramos que os textos podem ser programados, ou seja, se você publicar com uma data futura, o texto será publicado na data e hora que você programou (veja como no passo 5).

Também temos perfis no twitter (http://twitter.com/consciencia_net) e no facebook (http://on.fb.me/consciencianet), abertos a todos do Conselho Editorial (mesma senha do email pauta.consciencia@gmail.com, onde chegam todas as cartas para a redação, redirecionadas do pauta@consciencia.net), mas com a limitação de "tuitar" no máximo 4 vezes ao dia, por pessoa, ou solicitar mais “tuítes” para, por exemplo, a cobertura de um evento especial.

Qualquer dúvida sobre como funciona a nossa revista, o melhor e mais rápido a fazer é visitar a primeira página - www.consciencia.net ou respectivas páginas - e ver na prática o resultado do processo abaixo. Além de consultar o Conselho Editorial, que é soberano em suas decisões.

Além disso, quem quiser indicar novos membros para o nosso Conselho Editorial, não perca tempo! Faça a indicação na lista do Conselho (ver abaixo).

Um abraço,

Os Coordenadores

I. Passo a passo

1.1 Acessando o sistema

Todos os repórteres, colaboradores e editores receberão um email curto e grosso, a partir do endereço wordpress@consciencia.net, com os seguintes dados:

Username: (seu login)

Password: (sua senha)

http://www.consciencia.net/wp-admin (endereço de acesso)

Esperava mais? É só isso mesmo!

Para entrar no sistema com mais facilidade, caso você esqueça o endereço acima, basta acessar www.consciencia.net e clicar no ícone: 

Pronto! Bastará preencher suas informações de login e senha!

Você pode recuperar seu login e senha quando quiser. Basta clicar em "Lost your password?" ou "Perdeu a senha?" e incluir seu email cadastrado. Você poderá fazer uma nova senha.

Se ainda assim tiver dúvidas sobre qual seu email cadastrado, entre em contato pelo pauta@consciencia.net

1.2 Modificando suas informações

Dentro do sistema, no menu à esquerda, você terá a opção “Perfil”. Como você vai perceber, dá pra botar todas as suas informações pessoais e mudar sua senha e seu nome de tela (“Exibir nome publicamente como”).

Há também um espaço importante chamado "Informações biográficas". Se você preenchê-lo, serão automaticamente adicionados estes dizeres ao fim de todo e qualquer texto que você publicar. E o melhor: se você muda ele em qualquer momento, ele muda em todos os textos já publicados retroativamente.

Veja esse exemplo, que inclui o código para dois links: http://www.consciencia.net/o-casamento-do-principe-william-e-o-divorcio-da-razao/

Neste caso, o código foi o seguinte:

<b>Gustavo Barreto</b> (<a href="http://twitter.com/gustavobarreto_">@gustavobarreto_</a>) é jornalista. Acesse também pelo GBlog (<a href="http://www.consciencia.net/gblog">www.consciencia.net/gblog</a>) ou pelo Facebook (<a href="http://www.facebook.com/gustavobarretorj">www.facebook.com/gustavobarretorj</a>)

1.3 Publicando os textos

Acesse aqui as imagens explicativas, explicando o processo abaixo de modo simplificado:

  1. Incluindo um texto: clique aqui ou acesse abaixo:

  1. Incluindo imagens no texto: passo 1 e passo 2, ou acesse abaixo:

Em "Posts", depois "Adicionar novo", você poderá publicar seus textos. Vamos aos campos (leia com atenção!):

1.3.1 O título: Fácil, né? É o primeiro espaço.

Coloque o título em caixa baixa, exceto a primeira letra e os nomes próprios, conforme o nosso padrão (cabe aqui apenas este adendo para não colocar todas as letras em caixa alta).

Não assine seu nome no título, pois a sua assinatura aparece automaticamente. O nome que aparece é o mesmo nome de tela (passo 2).

Se quiser publicar textos de terceiros, solicite no conselho editorial ce-consciencia@googlegroups.com ou no meu email pauta@consciencia.net, que incluímos e demonstramos como incluir o texto de alguém externo.

1.3.2 Imagens: Na opção "Upload/Inserir", é possível incluir imagens e outras mídias (como uma música). Se for do YouTube ou outro site de incorporação de códigos (como o Flickr), ignore este tipo de inserção.

Para embutir mídias do YouTube ou do Flickr, basta incluir o endereço simples, sem gerar um link. Exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=mHkwLMxIupo

Atenção: Este link não pode estar em azul (com um link), do contrário não funcionará corretamente.

1.3.3 O corpo do texto: O corpo do texto é incluído no espaço que você facilmente reconhece. Lembrando que é como um editor comum de texto, com todas as funções exatamente iguais a um editor de texto comum.

Para visualizar mais opções, selecione a penúltima opção de botão, "Mostrar/ocultar opções avançadas" (aparece ao passar o mouse por cima). Surgirão mais opções. Se já existem duas linhas de opções, então está tudo OK.

O detalhe é que você pode visualizar o código puro (aba "HTML") e sem o código (aba "Visual", tal como ficará no ar).

Atenção! Para colar textos de outros editores (copiados de outro site ou de editores como Word e BrOffice), utilize a aba "HTML" e cole o texto. As formatações serão limpas. Aí coloque a formatação que desejar (negrito, itálico etc).

Quando publicar, veja como ficou no ar o resultado final. Se esse passo for ignorado, o texto ficará com formatação diferente do nosso padrão de linguagem visual.

1.3.4 Resumo: Este é o resumo, que aparecerá na primeira página. Faça entre 2 a 4 linhas, no máximo. A primeira imagem que você incluir no corpo do texto entra automaticamente na primeira página.

1.3.5 Discussão: Se você deseja, por algum motivo específico, que seu texto não tenha comentários, basta desabilitar o caixa "Permitir comentários". Você também pode permitir e, caso algum deles seja ofensivo ou desrespeitoso, pode apagá-lo mais tarde.

1.3.6 Publicar: Depois de tudo terminado, publique seu artigo clicando no botão azul "Publicar", à direita do texto.

Caso queira agendar a publicação, ou incluir um texto de data anterior, clique em "Publicar > Editar", e aparecerá uma opção para mudar a data.

Se escolher uma data futura, haverá um agendamento e o texto entra automaticamente na data determinada por você. Isso é útil para você que vai ficar um tempo sem acessar a Internet, mas possui textos atemporais que poderiam entrar periodicamente, durante sua ausência.

Também é possível, por exemplo, incluir textos antigos, com as respectivas datas antigas, para que fiquem no nosso arquivo de busca.

Neste mesmo espaço, em "Visibilidade", você tem outras duas opções: tornar seu artigo "Privado" (só você lê) ou criar uma senha, caso queira mostrar antes para alguém. Você determina a senha e pode enviar o link e a senha para a(s) pessoa(s). Depois da consulta, você pode voltar no mesmo artigo e mudar o status do texto novamente para "Público".

Pedimos que publique no máximo 01 texto por dia na Revista. Se tiver mais de um, agenda o outro para o dia seguinte. Isso ajuda a democratizar nossa visualização de autores, não dando excessiva visibilidade para apenas uma pessoa. E, na outra ponta, sugerimos no mínimo 01 texto por semana.

1.3.7 Categorias: São as seções. Não esqueça dela! Escolha a seção onde seu texto será publicado, marcando na caixinha ao lado dos nomes. Pode escolher mais de uma seção, se o tema for transversal. Estas seções são fixas, e as mudanças devem ser propostas coletivamente, no Conselho Editorial. Todos os textos entram imediatamente na primeira página.

1.3.8 Palavras-chave ou "Tags": Neste espaço, você inclui as palavras-chave do seu artigo. Estas palavras-chave ajudam o leitor a identificar seu texto na busca. É preciso selecionar uma palavra (as que já existem aparecerão automaticamente, enquanto você digita) e clicar em “Adicionar”. Se você não clicar em “Adicionar”, as palavras não serão incluídas.

Separe as palavras-chave sempre com vírgulas. Exemplo: meio ambiente, reforma agrária, Justiça. Se você incluir algo como reforma agrária Justiça, sem a vírgula, elas entrarão erroneamente como uma única palavra.

Você pode escolher ainda entre as palavras-chave mais usadas, na opção “Escolha entre as tags mais usadas”.

1.3.9 Integração com o Twitter: Em “Twitter Tools”, o padrão será enviar seu texto imediatamente para nosso twitter (@consciencia_net), que tem centenas de leitores. Você pode incluir “hashtags”, as palavras-chave que irão juntamente para o twitter. Exemplo: #imprensa #democracia

1.3.10 Seu perfil público: Para adicionar seu perfil público (se quiser inclua imagens), é só criar uma postagem normal e selecionar a categoria "Perfil dos colaboradores" na hora de publicar.

Publicar numa data anterior (10 dias pra trás, por exemplo), pra que não apareça na primeira página. Estamos, por padrão, publicando como "Perfil de Fulano de Tal". Veja os exemplos em http://www.consciencia.net/pauta/sobre-nos/perfil/

Publicando nesta postagem seu perfil, você poderá sempre voltar e reeditar as informações, com total independência. Basta procurar a postagem em "Posts", localizar a postagem e editar. Ou simplesmente vá até o texto e, ao final, quando estiver logado no sistema, aparecerá a opção "Editar" ao final da página, em negrito.

Atenção: O seu perfil (mais completo) não substitui a sua assinatura pessoal (passo 1.2). Podem ser iguais, claro, mas estão em lugares diferentes do site.

II. Outras áreas do site para publicação

Agora que temos uma maior movimentação de conteúdo (aliás, bem maior!), estamos oferecendo aos entusiastas duas opções que temos desde sempre, como sabem. Naveguem pela primeira página (www.consciencia.net, só a primeira mesmo).

Abaixo, as três opções resumidas, as três "áreas" muito visitadas do nosso portal, com centenas de visitas diariamente.

Acessar cada uma delas é fácil: incluir "wp-admin" na frente de cada endereço e entrar com o login e senha que eu fornecer a cada um. Exemplo: www.consciencia.net/cafedamanha/wp-admin e www.consciencia.net/pequenosdetalhes/wp-admin

2.1 Revista Consciência.Net - www.consciencia.net

  1. Característica: textos mais "analíticos", contextualizadores, atemporais etc.
  2. Limite de 01 texto por dia.

2.2 Café da Manhã - www.consciencia.net/cafedamanha

  1. Característica: São textos menos “noticiosos”, podendo ser reflexões em formatos livres, pequenas resenhas, comentários rápidos etc. É fundamental citar a fonte da informação e indicar o link original ou o jornalista e sua permissão para publicação (checar regras de copyright do autor). Cabem também poesias e textos em narrativas alternativas (como também cabem na Revista, claro).
  2. Não há limite de postagens diárias.

2.3 Agência Consciência.Net - www.consciencia.net/pauta/agencia

  1. Desde 2011, a publicação se dá no próprio site da Revista, bastando marcar a categoria “Agência” (ver passo 1.3.7).
  2. Característica: Com aquele caráter de imprensa diária, comunicados, divulgação de eventos, enfim, o formato de uma Agência de notícias. São as famosas “hard news”.
  3. Usar preferencialmente a linguagem jornalística.
  4. Não há limite de postagens diárias.

2.4 Pequenos Detalhes - www.consciencia.net/pequenosdetalhes

  1. Tradicional coluna, originalmente mantida por Gustavo e Renato, depois pelo Lazarte também, que é bem mais informal. Serve para incluir desde citações interessantes e comentários politizados até "besteróis" e escritos livres.
  2. É pensada para textos bem curtos e diretos, como citações.
  3. Também aqui indicamos sites, blogs e outros links interessantes.
  4. Não há limite de postagens diárias.

2.5 Twitter @consciencia_net

  1. Serve para a divulgação de conteúdos relacionados à revista, agência, Café da Manhã, Pequenos Detalhes ou quaisquer outras atividades de parceiros. Ele é abastecido automaticamente pelos sites da nossa rede, por meio de uma ferramenta de automatização.
  2. O máximo é de 4 "tuitadas" por dia, por pessoa.
  3. Solicitar senha para pauta@consciencia.net (é a mesma do email pauta.consciencia@gmail.com) ou no grupo Conselho Editorial.

2.6 Facebook

  1. Assim como no caso do Twitter, as matérias entram automaticamente na nossa página do Facebook (http://on.fb.me/consciencianet).
  2. Para publicar nesta página é mais fácil: basta solicitar no nosso grupo ou para pauta@consciencia.net que você seja incluído como administrador.
  3. Atenção: Sua publicação na página aparecerá com a assinatura “Consciência.Net”, sendo que sua privacidade é 100% protegida. Esta é uma possibilidade que o Facebook oferece.

Distribuição do conteúdo: Todo o conteúdo é distribuído, como sabem, por email e nas redes sociais, com grande repercussão. De acordo com nossos princípios editoriais (vide aqui), não reservamos direitos autorais, está tudo em copyleft.

Pra participar de qualquer uma das propostas acima, basta solicitar no meu email (pauta@consciencia.net). Desta forma, a descentralização de conteúdo fica maior ainda. Mas participar apenas de uma já é uma grande contribuição.

Estatísticas dos sites, postagem a postagem, estão disponíveis para todos: Qualquer colaborador de qualquer uma das iniciativas acima pode, por meio do painel de controle, ver a quantidade de visitas ao um determinado texto seu. As estatísticas, extremamente específicas, estão disponíveis no menu à esquerda do painel de controle, bem no topo, na opção "Site stats" ou "Estatísticas do site".

III. Dinâmica de debate na revista

3.1 As sugestões de pautas e cartas dos leitores pode ser visualizada no nosso email: pauta@consciencia.net (solicite a senha por email).

3.2 A lista <ce-consciencia@googlegroups.com>, do nosso Conselho Editorial, serve para discussão de diretrizes gerais (o grupo é maior, conta com a participação de quase todos os colaboradores). Qualquer colaborador pode se associar à lista. Para entrar, basta solicitar convite no email pauta@consciencia.net

IV. Sobre este tutorial

Este tutorial é de livre acesso e está publicado em nosso site: http://www.consciencia.net/revista/comopublicar/

V. Colaborações

Lembramos a tod@s que custa muito pouco ajudar este projeto. Bastam R$ 30,00 por ano de cada um para que consigamos manter o servidor, que custa R$ 400,00 por mês e abriga mais de uma dezena de projetos de comunicação popular, assim como toda a rede do Consciência.Net. Para saber como contribuir, acesse http://www.consciencia.net/revista/patrocine/

Qualquer dúvida, façam contato!

Um abraço a todas(os)!

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2011.

Os Coordenadores

Consciência.Net

www.consciencia.net