Dia do Cooperativismo: Contag reforça contribuição da atividade para o campo

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no dia 4 de julho e, em algumas entidades, é comemorado no primeiro sábado do mês de julho. A data foi criada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que renova, anualmente, o mote da celebração. Em 2017, celebra-se o fato de as cooperativas trilharem os caminhos da sustentabilidade socioambiental em seus negócios.

Aliás, para a Contag essa data é de extrema relevância para o cooperativismo global. “Um dos motivos é o de celebrar a união, a solidariedade, a geração de renda e inclusão social e econômica dos agricultores e agricultoras familiares no mercado”, destaca o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris.

Hoje, o cooperativismo alcança cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. A própria Aliança estima que uma em cada sete pessoas em todo o planeta é associada a uma das cooperativas presentes em mais de 100 países, gerando mais de 250 milhões de empregos. No Brasil, os números também são bastante expressivos. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são mais de 14 mil cooperativas de natureza jurídica e quase 20 mil de empreendimentos solidários. Quanto aos postos de trabalho gerados, a Rais informa que as cooperativas brasileiras contrataram 385,7 mil em 2014 e 388,6 mil em 2015. São postos de trabalho gerados diretamente, na medida em que se trata do quadro de empregados das cooperativas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também reconhece a importância desse modelo de organização socioeconômica e, nos últimos anos, vem fortalecendo a campanha para que o mundo reassuma seu compromisso com o cooperativismo, possibilitando a viabilidade de um futuro mais sustentável para todos e todas, lembrando que as cooperativas mantém fortes laços com as comunidades em que atuam.

Conforme estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Aliança das Cooperativas Internacionais, essas organizações contribuem para aumentar a empregabilidade e a paridade de gêneros, ao mesmo tempo em que fornecem energia limpa e inclusão financeira para garantir segurança alimentar e ampliar a proteção social.

Portanto, se você ainda não é cooperado(a), procure conhecer as cooperativas de economia solidária da sua região e da sua comunidade. Ajude a fortalecer essa forma de sociedade. Você tem muito a ganhar e a contribuir.

Fonte: CTB
http://portalctb.org.br/site/noticias/rurais/33227-no-dia-do-cooperativismo-contag-reforca-contribuicao-da-atividade-para-a-sustentabilidade-socioambiental-dos-negocios

Share

Comentários

comentários