Debate marca início da construção do livro colaborativo

No dia 28 (terça agora), Pontão da ECO sedia debate que marca o início da construção coletiva de um livro sobre propriedade intelectual e pirataria.

copyfight.pontaodaeco.org

Mais do que um debate sobre guerra pelos direitos de cópia, Copyfight nos leva às trincheiras travadas em torno de um dos mais polêmicos monopólios assegurados pelo Estado: a propriedade privada sobre bens imateriais, hoje em xeque com a comunicação eletrônica em rede. A Internet é um dos palcos desta guerrilha informacional, mas não o único.

A propriedade intelectual atravessa com violência as ruas das metrópoles nos confrontos corriqueiros entre policiais e ambulantes. E também possui desdobramentos críticos, como o caso das patentes de remédios em países subdesenvolvidos.

Em 2010, dezenas de pesquisadores, governantes, profissionais e ativistas ligados de diferentes maneiras à temática da pirataria e da propriedade intelectual reuniram-se no Pontão da ECO/UFRJ para uma série de debates e oficinas, na primeira edição do evento. Agora, com apoio do coletivo i-Motirõ, o Copyfight retorna como uma publicação aberta, que reunirá textos de referência sobre direito autoral, patentes e bens comuns.

O dia 28 de junho marca o início desta construção com um debate e o lançamento do espaço de construção colaborativa deste livro (wiki).

O QUÊ: Debate e chamada de trabalhos para o livro: COPYFIGHT
QUANDO: 28 de junho às 12h
ONDE: Sala Vianninha – Prédio da Escola de Comunicação da UFRJ – Praia Vermelha
DEBATEDORES CONFIRMADOS: Ivana Bentes (ECO-UFRJ); Maria dos Camelôs (MUCA – Movimento Unidos dos Camelôs); Allan Rocha e Pesquisadores do NEDAC (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito, Artes e Políticas Culturais); Henrique Antoun (ECO-UFRJ e Núcleo Biolutas do PT); Pedro Mendes (Universidade Nômade e Direito do Comum); Frederico Cardoso (Partido da Cultura); Tati Wells (CrieiTiveComo); MC Leonardo (APAFUNK); e mais…

Mais informações: copyfight.pontaodaeco.org

Comentários

comentários