Chile: arquivo 2003

Chile tem primeira greve geral em duas décadas

14/8/2003. A maior central sindical do Chile realizou a primeira greve geral do país em quase duas décadas. A polícia chilena usou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar manifestantes que bloqueavam as ruas da capital do país, Santiago, na quarta-feira.

Os organizadores, da Central Única dos Tabalhadores (CUT) chilena, declararam que a greve havia sido um sucesso. Por sua vez, o governo do presidente Ricardo Lagos considerou que a paralisação não havia tido grande repercussão. A greve foi convocada pela CUT, que agrupa mais de 640 mil trabalhadores, para reivindicar melhores condições de trabalho e mais benefícios trabalhistas. bbc brasil aqui

Brasil patrocinou golpe de Pinochet em 1973, diz jornal

4/8/2003. Às vésperas dos 30 anos do golpe militar no Chile, que derrubou Salvador Allende e colocou o general Augusto Pinochet no poder, uma investigação do jornal chileno La Tercera mostra porque o embaixador brasileiro era chamado de o quinto membro da Junta Militar chilena. (Emir Sader, Agência Carta Maior, aqui)

Chile e Cingapura, ‘livre comércio’ com EUA

1/8/2003. O Senado dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira os tratados de livre comércio do país com o Chile e com Cingapura. Os dois acordos – que já haviam recebido o aval da Câmara dos Representantes há uma semana – foram os primeiros a ser fechados pela administração Bush usando o conjunto de leis conhecido como “Fast Track”, que tem o objetivo de facilitar acordos comerciais.

Apesar de ser denominado livre, é visível a superioridade de empresas norte-americanas em relação a de outros países, o que torna a concorrência extremamente desigual. No âmbito das Américas, cerca de 75% do comércio é dominado por empresas dos Estados Unidos. (Gustavo Barreto, com BBC Brasil, aqui)

Revista diária fundada em 13 de maio de 2000.

Seções: Mundo. Tags: , .