Casos de violência no Rio: Juliano de Jesus Leôncio (Vidigal)

No dia 25 de agosto de 2005, uma operação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), na favela do Vidigal, resultou na morte de Juliano de Jesus Leôncio. Por volta das 18 horas, mais de uma viatura do BOPE chegou no Vidigal e policiais entraram na favela atirando.

Os moradores tiveram que subir a favela correndo, largando as bolsas que carregavam pelo caminho, na tentativa de fugirem dos tiros. A rua estava cheia porque, nesse horário, muitas pessoas estão voltando do trabalho e crianças voltando da escola.

Juliano se dirigia para casa a pé quando se deparou com a correria dos moradores e, sem saber o quê acontecia, também correu. Foi atingido por um tiro na perna e caiu. Enquanto ele estava caído, policiais se aproximaram dele e, depois de um breve interrogatório, terminaram a execução, conforme o relato do pai de Juliano:

“Deram um tiro na perna dele, nisso ele caiu e começaram a fazer um monte de pergunta pra ele. ‘Cadê os caras? Você sabe quem é’, ‘Perdeu’, ‘Vai entregar todo mundo!’, e ele gritando, desesperadamente: ‘Não sei de nada, to indo pra casa da minha mãe’, nisso, logo após eles [os policiais] pegaram e deram mais dois tiros no menino, que foi no queixo e outro no pulmão. Aí depois disso, eles pegaram o menino e botaram dentro de um saco, arrastaram ele pela escada e botaram dentro do carro deles, da própria Blazer do BOPE”. Leia mais sobre o caso clicando no título.

Share

Comentários

comentários

Olá Pessoal…

Comunicação que veículo desde sexta, 15/08/08, na intenção de seja replicada e espargida para o maior numero possível de pessoas…Conto com vocês…

O meu filho Caio, que completa hoje 17 anos, resolveu atender ao convite de seus amigos de escola (e a seu próprio) e foi, ontem, a Via Show (Rodovia Presidente Dutra, Km 4, São João de Meriti, Rio de Janeiro) …(A saber: eu jamais permiti que ele fosse ao Via Show. Eu e a sua mãe, sempre fomos um muro com relação a esta permissão – mas ontem a mãe esmoreceu e deixou que ele fosse).

Já quase no final da noite (por volta das 05:00 hs) segundo ele, surgiu uma briga entre um rapaz e um amigo do grupo…Briga que foi apartada pela segurança…Ele, o Caio, meu filho, idiotamente resolveu arguir o agressor, do por que?, da briga e levou um soco no rosto…E revidou…

A segurança interveio e os levou para fora…liberando o agressor (agredido) e retendo o Caio (meu filho) que sofreu agressões sucessivas de seis seguranças da casa que estavam uniformizados (terno), estes que o mandavam levantar-se após os socos ” para apanhar de novo’

A intervenção milagrosa de uma pessoa (???) foi providencial para que ele não fosse morto…ou tivesse danos físicos irreversíveis

Hoje, seguimos a 64 DP em Vilar dos Teles e fizemos a queixa crime R.O n 8211/08 4 em seguida o levamos a corpo de delito com a CI/OF n 11147/08

Ao longo de minha existência tenho me dedicado a elevação da auto estima de meus vizinhos de Município, interagindo sempre a Educação com a Cultura…Sou egresso do Movimento Reggae que produziu um grande enlevo a meus vizinhos produzindo o fim de estigmas e estereótipos históricos de cidade violenta e loca de desovas e de gente burra…Logo eu que tenho doado a minha vida a esta justa causa de nítida Boa Vontade…Sofro de forma direta tal violência…

…Esta vem com a intenção de que o fato seja divulgado e se torne de conhecimento geral..Para que pais evitem e coíbam a presença de seus queridos filhos naquela casa…Tem também a intenção de intensificar uma campanha contra a Casa Via Show pois que diversas são as notícias de eventos similares e/ou de maior teor de violência…

Como pai ferido e como agente da cultura e da paz clamo por tua intervenção como jornalista ..Duas ações uma presença…

Sem mais

Aceite meus sinceros votos de paz profunda

Caio Silveira de Albuquerque (agredido)

Sylvio de Albuquerque Neto (pai)

9546 3757

O QUE SEGUE AQUI EXPOSTO FOI VEICULADO SABADO DIA 16/08 NO EXTRA, O DIA, EXPRESSO, MEIA HORA E O POVO (único com fotos)

E AINDA NA TERÇA 19/08 NA TV RECORD

http://bloggdosylvioneto.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *