Carta Consulta SBPC/MEC sobre obras paradidáticas

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e o MEC estão realizando uma consulta nacional a pesquisadores e profissionais da área de ensino para elaboração de uma lista de títulos de obras paradidáticas relevantes em cada área do conhecimento. O prazo é 15 de maio.

Os títulos selecionados, bem como as suas resenhas avaliativas, deverão integrar o Catálogo Nacional de Bibliotecas do Ensino Médio e alguns poderão vir a ser adquiridos e distribuídos pelo MEC para as bibliotecas das escolas da rede pública de ensino do país, com o objetivo de prover as escolas com recursos pedagógicos atualizados e de qualidade, tornando-os acessíveis aos alunos e professores do ensino médio.

A SBPC solicita indicações de um ou mais títulos de obras (livros ou audiovisuais) de caráter paradidático imprescindíveis para a formação do jovem aluno do ensino básico, na área de sua atuação, como pesquisador e/ou professor, obedecendo os seguintes critérios:

1. Livros ou audivisuais de caráter paradidático (não didáticos ou que cumpram seriação curricular);
2. atualizados (lançados a partir de 1990); com qualidade e mérito reconhecidos;
3. adequados do ponto de vista textual e ético e direcionados ao jovem estudante das faixas etárias compreendidas entre 12-15 anos e entre 15-18 anos ou ao seu professor;
4. obras literárias, que possam estimular a leitura nas áreas específicas do conhecimento;
5. ou aquelas consideradas de referência, que sirvam à pesquisa do aluno ou ao aprofundamento de seus estudos.

As indicações podem ser enviadas por e-mail até 15 de maio para o endereço: [email protected]