Capitais do Sudeste protestam hoje contra a PEC 241

pecnoConvocação pelas das redes sociais partiu de grupos autônomos apartidários e já contam com mais de 100 mil interessados

Contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que congela os gastos públicos por 20 anos, e foi aprovada em primeira votação na semana passada na Câmara dos Deputados, uma série de atos está sendo convocada para hoje (17) na capitais da região Sudeste. Na capital paulista, o protesto começa a partir das 18h, no vão livre do Masp. No Facebook, o evento conta com mais de 40 mil interessados.

Ainda hoje, estão previstas manifestações também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Os atos foram convocados pela internet, através das redes sociais, por grupos autônomos, desvinculados de partidos e movimentos sociais.

Os manifestantes denunciarão que, com a imposição do teto de gastos públicos, áreas como saúde e educação serão prejudicadas, com impacto sobre a maioria da população, sobretudo a mais pobre. Eles também apontam o atual sistema político em “crise de legitimidade”.

“Acreditamos que a oposição à PEC 241 (…) é uma pauta que diz respeito a todos os brasileiros e brasileiras e, por isso, estamos tentando convocar além dos círculos de ativistas. Acreditamos também que, no meio dessa profunda crise de legitimidade política, é importante que o protagonismo da luta seja da sociedade civil, já que para muitas pessoas a presença de partidos políticos mais afasta do que atrai”, diz o manifesto do “Grande ato contra cortes na saúde e educação”, que ocorre

No Rio de Janeiro, as manifestações ocorrem na região da Cinelândia, no centro da cidade, e conta com cerca de 25 mil interessados. No total dos eventos, mais de 50 mil pessoas confirmaram presença e 100 mil estão interessadas. As mobilizações giram entorno da hashtag #PecDoFimDoMundo.

Fonte: Rede Brasil Atual
http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/10/capitais-do-sudeste-protestam-hoje-contra-a-pec-241-3824.html