Brasília sedia primeira etapa da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019

O maior projeto de integração esportiva que envolve refugiados e migrantes no Brasil terá início em Brasília neste fim de semana. A etapa da Copa dos Refugiados e Imigrantes de futebol no Distrito Federal conta com a participação de 160 jogadores amadores — 20 em cada seleção. Os competidores representarão os seus respectivos países de origem: República Democrática do Congo, Cabo Verde, Gana, Paquistão, Haiti, Guiné, Colômbia e Venezuela.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é organizada pela ONG África do Coração e conta com o apoio nacional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da empresa Sodexo, do Governo do Distrito Federal, do Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH) e da Cáritas Brasileira.

“O aspecto sociocultural muitas vezes é deixado em segundo plano na integração dos migrantes. Para a OIM, apoiar iniciativas como a Copa dos Refugiados e Imigrantes é fundamental para criar condições que garantam uma inclusão sustentável e que beneficia a todos”, destaca o chefe da missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.

O lançamento oficial da etapa de Brasília acontece na sexta-feira (9), no auditório do Estádio Mané Garrincha, com a presença de autoridades públicas.

No sábado (10), começam as disputas na Arena 310 (QS 310, Samambaia Sul), a partir das 9h. Os times finalistas decidirão a etapa no domingo (11), no Estádio Valmir Campelo, às 15h. Os eventos são abertos ao público.

A seleção campeã desta etapa disputará a chamada Copa do Brasil de Refugiados e Imigrantes, no Rio de Janeiro, que terá a participação dos vencedores das outras rodadas regionais: Porto Alegre (a ser disputada no dia 18 de agosto), Rio de Janeiro (14 e 21 de setembro), Curitiba (14 de setembro), Recife (14 de setembro) e São Paulo (datas a serem confirmadas).

O tema da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. Ao todo, a competição envolverá aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio (solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos) e imigrantes.

Com a competição, as instituições organizadoras visam mostrar as realidades dessas vidas para o público brasileiro e, assim, dar mais um passo na luta contra os preconceitos, as discriminações e a xenofobia. O evento também vai chamar atenção para as necessidades de inserção dos refugiados e imigrantes no mercado de trabalho. Outro objetivo da iniciativa é reconhecer as respectivas riquezas culturais dessas pessoas.

Sobre a Copa dos Refugiados e Imigrantes

O evento surgiu em 2014 na cidade de São Paulo, como uma iniciativa da ONG África do Coração com o apoio do ACNUR.

“O evento reflete um projeto de integração de pessoas refugiadas por meio do esporte, envolvendo refugiados que representam seus países de origem e que buscam promover suas culturas, talentos e conhecimentos no Brasil. Para o ACNUR, ganham os refugiados, imigrantes e a população brasileira”, defende José Egas, representante do ACNUR no Brasil.

Promovida na capital paulista desde então, a iniciativa teve, em 2017, uma edição realizada em Porto Alegre e outra, em 2018, no Rio de Janeiro. Este ano, a Copa dos Refugiados e Imigrantes terá sua estreia em Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE).

Serviço
COPA DOS REFUGIADOS E IMIGRANTES 2019 – ETAPA BRASÍLIA
Abertura oficial: 9 de agosto de 2019, sexta-feira
Horário: 9h30
Local: Auditório do estádio Mané Garrincha, Brasília – DF

Jogos
Fase inicial
Data: 10 de agosto
Local: Arena 310. QS 310, Samambaia Sul – DF
Horário: a partir das 9h

Decisão da etapa
Data: 11 de agosto
Local: Estádio Valmir Campelo, Gama – DF
Horário: 15h

Informações para a imprensa:

África do Coração
[email protected]
(11) 3105 7254

Juliana Hack – OIM – ONU Migração
[email protected]
(61) 3771 3772

Victoria Hugueney – ACNUR
[email protected]
(61) 9 8416-3044

Fonte: Nações Unidas-Brasil

(08-08-2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *