Bases científicas para uma agricultura sustentável: novo livro de Miguel Altieri

Acaba de ser lançada a terceira edição do livro de Miguel Altieri, atualizada à luz do presente contexto de construção da Agroecologia no Brasil. Nessa reformatação, introduziu-se uma primeira seção que apresenta uma crítica à agricultura industrial elaborada sob o prisma agroecológico.

Nela são abordadas as inovações no regime sociotécnico dominante efetuadas nas últimas décadas, com o advento da transgenia em escala comercial e com a expansão das monoculturas voltadas à produção de agrocombustíveis. As segunda e terceira seções enfocam conceitos e métodos para o manejo dos agroecossistemas e correspondem aos conteúdos já apresentados nas edições anteriores.

Alguns dos capítulos publicados anteriormente foram substituídos por textos mais recentes do autor. A última seção contempla uma questão central no avanço da perspectiva agroecológica na sociedade: o reconhecimento e a promoção da agricultura familiar camponesa como a base social da agricultura sustentável.

O livro pode ser adquirido na AS-PTA ([email protected] ou 21-2253-8317) ou através do site da editora Expressão Popular.