Ato político-cultural em SP lançará Campanha pelo Direito ao Voto dos Imigrantes no Brasil

O Fórum Social pelos Direitos Humanos e Integração dos Migrantes no Brasil, articulação que reúne movimentos sociais, entidades, centrais sindicais e associações que atuam em defesa dos direitos dos imigrantes, realizará um Ato Público político-cultural neste domingo (30/03) às 16h, para lançar a Campanha Permanente ‘Aqui Vivo, Aqui Voto’ – Pelos Direitos Políticos dos Imigrantes residentes no Brasil.

O ato terá grande presença de imigrantes e ocorrerá na Praça das Artes – próximo da Galeria Olido/Avenida São João – Centro de São Paulo). Durante o dia (as 10h às 16h) haverá uma coleta de abaixo-assinado na Praça, intercalado com diversas apresentações culturais dos imigrantes.

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Segundo os organizadores do ato a data foi escolhida pois, simultaneamente, haverá a inédita votação para eleição de imigrantes candidatos ao Conselho Participativo das Subprefeituras de São Paulo, fato que é um avanço para a luta dos imigrantes no Brasil.

O Fórum defende a aprovação da PEC – Proposta de Emenda Constitucional 347, apresentada em 2013 na Câmara Federal pelo deputado Carlos Zarattini, que prevê a possibilidade dos imigrantes votarem e serem votados nas eleições brasileiras.

Na América do Sul, o Brasil é o único país que não reconhece esse direito. Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru são exemplos de países que permitem ao imigrante votar em eleições distritais e municipais. No Paraguai o estrangeiro pode, inclusive, votar e ser votado. Chile e Uruguai são exemplos de países que permitem o voto de imigrantes nas eleições presidenciais.

O direito ao voto é apontado como a prioridade número um para os imigrantes no Brasil, pois não só dará condições de participação concreta na vida política do pais, como fará com que quase 2 milhões de pessoas deixem de ser invisíveis para a classe política e os governantes.

O direito ao voto e a ampla participação política dos imigrantes residentes no Brasil será uma meio para combater sua invisibilidade e fortalecer suas pautas e propostas de políticas sociais como as que foram aprovadas na Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes realizada em 2013 e as que serão levadas para a Comigrar – Conferência Nacional de Migração e Refúgio que ocorrerá em maio/2014.

Anote: Lançamento da Campanha Permanente ‘Aqui Vivo, Aqui Voto’ – Pelos Direitos Políticos dos Imigrantes residentes no Brasil
Domingo (30/03) às 16h na Praça das Artes
Próximo da Galeria Olido/Avenida São João – centro de SP.
Informações adicionais: http://fsidhsmigrantes.wordpress.com

Share

Comentários

comentários