Agenda apresenta lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos 19, 20 e 21

Produzida pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), publicação resgata as dores e alegrias do povo que constrói a História da nação latino-americana.

Agenda NPC

Pense numa forma prática e gostosa de conhecer, a cada dia do ano, pelo menos uma história de luta do povo latino-americano. Imagine uma publicação com linguagem direta, imagens e informações preciosas, capaz de expressar, através de pequenas notas, a coragem e a força de índios, negros, camponeses, trabalhadores e mulheres do nosso continente. Assim é a belíssima agenda que o Núcleo Piratininga de Comunicação preparou para 2014.

Ela será lançada no dia 1º de setembro, às 11 horas, durante o “Domingo é dia de Cinema”, projeto que acontece todo mês no Cinema Odeon BR, na Cinelândia. A partir do dia 2 a agenda estará à venda na Livraria Antonio Gramsci, no Centro do Rio de Janeiro, e também pela internet (www.livrariagramsci.com.br), por apenas R$ 25. Organizações, movimentos sociais e sindicatos que encomendarem mais de mil exemplares poderão personalizar a capa e algumas páginas internas.

Fruto de uma intensa pesquisa feita a muitas mãos e coordenada pelo NPC, este trabalho mostra para o leitor o quanto o povo da América Latina foi expropriado, mas também como mulheres e homens da imensa nação latino-americana reagiram. Como afirma a coordenadora do NPC, Claudia Santiago, “estas lutas estão expressas em levantes populares, greves, rebeliões, e também através da literatura, da música e da pintura”.

“Essa história é feita de muitas guerras e massacres, mas também é uma verdadeira aula de resistência e de organização”, aponta o coordenador do Núcleo e da AGENDA NPC 2014, Vito Giannotti. “Decidimos reunir e publicar parte desta história para contribuir com o conhecimento sobre o que aconteceu nos últimos séculos e fortalecer o sentimento de integração latino-americana”, explica.

Na AGENDA NPC 2014, a cada dia está o relato das lutas dos povos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e outros. Além das notícias diárias, na abertura de cada mês a AGENDA NPC 2014 apresenta textos sobre acontecimentos que marcaram a nosso continente, como a Revolução Cubana, a Insurreição do Haiti, e sobre os Zapatistas, as Mães da Praça de Maio, os Tupamaros e a resistência à ditadura uruguaia, as Jornadas de Junho do Brasil e outros movimentos.

Elemento fundamental na luta de nosso povo, a cultura também está nas páginas da agenda. Frida Kahlo, Violeta Parra, Victor Jara, Mercedes Sosa, Gabriel García Márquez são alguns dos artistas latino-americanos que se dedicam à valorização das tradições e à denúncia das enormes injustiças sociais e aparecem na publicação.

O Núcleo Piratininga de Comunicação espera que este conhecimento seja mais um estímulo construir um continente justo e bom para os povos da região.

Serviço

Núcleo Piratininga de Comunicação | Livraria Antonio Gramsci
Agenda 2014 – Lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos XIX, XX e XXI
Preço: R$ 25 (unidade)
Contatos: (21) 22205618 | 22204895
npiratininga@piratininga.org.br
www.piratininga.org.br
www.livrariagramsci.com.br

Share

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *