ACNUR aumenta assistência para proteger do inverno 15 milhões de deslocados vindos da Síria e Iraque

Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançou o Plano de Assistência de Inverno 2016-2017, cujo objetivo é arrecadar dinheiro para a construção de alojamentos para pessoas deslocadas e refugiados em países como Síria, Turquia, Jordânia, Líbano, Egito e Iraque. Até o momento, apenas parte do orçamento de 335 milhões de dólares foi financiada.

Com a chegada do inverno se aproximando no Hemisfério Norte, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) informou na última sexta-feira (25) que vai disponibilizar mais recursos e criar novos campos para prestar assistência às cerca de 15 milhões de pessoas deslocadas pelos conflitos no Iraque e na Síria.

Segundo o organismo das Nações Unidas, os acampamentos existentes no Iraque estão ficando lotados rapidamente. Encontrar novos lugares para acomodar mais pessoas pode ser um obstáculo imprevisto, alerta o ACNUR, que atualmente tem seis campos abertos no país — em Erbil, Duhok, Kirkuk e Salah Al-din.

Os centros em Erbil e Duhok acolhem mais de 47,4 mil deslocados do Iraque — o que equivale a 68% dos quase 70 mil iraquianos que fugiram de Mossul desde a ofensiva militar que começou no dia 17 de outubro.

“O ACNUR está trabalhando arduamente para encontrar soluções de abrigo e para prestar assistência aos iraquianos deslocados, com o objetivo de chegar a 1,2 milhões de pessoas nos próximos meses”, disse o porta-voz do ACNUR, Matthew Saltmarsh.

Saltmarsh informou ainda que a agência lançou o Plano de Assistência de Inverno 2016-2017, cujo objetivo é arrecadar dinheiro para a construção de alojamentos para pessoas deslocadas e refugiados em países como Síria, Turquia, Jordânia, Líbano, Egito e Iraque. Mas apenas parte do orçamento de 335 milhões de dólares foi financiada até o momento.

A ajuda financeira do ACNUR será dada à metade dos desalojados sírios beneficiados pelo programa — que somam cerca de 1,6 milhão de pessoas; no caso dos deslocados iraquianos, 75% receberão assistência em espécie. Segundo o Alto Comissariado da ONU, distribuições de roupas de inverno, cobertores, combustível para aquecedores e outros itens básicos já estão em andamento.

Fonte: Nações Unidas
https://nacoesunidas.org/acnur-aumenta-assistencia-para-proteger-do-inverno-15-milhoes-de-deslocados-vindos-da-siria-e-iraque/

Share

Comentários

comentários