baixada fluminense
Mais uma rádio comunitária fechada

Da redação com Boletim Prometheus, maio de 2005
 

Continua a investida do governo brasileiro contra as rádios comunitárias em todo o país. A rádio comunitária 'Novo Ar', de São Gonçalo, na Baixada Fluminense, foi fechada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) no último dia 20 de maio. Os agentes Márcio Lobato e Mário Correia não apresentaram qualquer mandado judicial e chegaram a chamar membros da Polícia Militar para garantir o lacre dos equipamentos. A 'Novo Ar' protocolou em 1998 seu pedido de outorga (sob o n° 53770000419/99) e já realizou parcerias com o Comunidade Solidária, UNICEF e Fundação Banco do Brasil.

Por que a Novo Ar incomoda?

Atualmente, a 'Novo Ar' possui um telecentro comunitário com 14 computadores conectados em banda larga pelo projeto GESAC (do Ministério das Comunicações), uma agência comunitária de emprego com a parceria de 3.500 empresas cadastradas, uma biblioteca com 4.000 livros e cinco computadores, um pré-vestibular comunitário em parceria com a UERJ, curso de capacitação em produção de rádio, operação de áudio e locução, cursos de bombeiro hidráulico, pedreiro, auxiliar de eletricista predial, ladrilheiro (também com aulas de português, matemática, inclusão digital, história, cidadania e direitos humanos).

A emissora gerencia um cadastro com 65 músicos independentes, cujas obras são divulgadas na rádio. A 'Novo Ar' conta ainda com 2400 sócios e 98 entidades participantes, tem utilidade pública municipal, moção de apoio da Assembléia Legislativa e prêmios da UNICEF e do Banco do Brasil. Recebe mais de 1.000 telefonemas diários. Através dos debates transmitidos pela emissora surgiram o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Comunicação. Na hora do fechamento, 14:45, estava no ar o programa Mulher em Ação, que já recebeu moção de apoio da ABRABIA e da União Brasileira de Mulheres. O programa trabalha com a consultoria de advogadas, psicólogas, médicas, fonoaudióloga, assistente social e técnica de enfermagem. Colaboração do Boletim Prometheus.
 


Mídia

Publicidade

.

------------------------------------------
Visite também:
>.Busca no site
>.Agência Consciência.Net
>.Café da Manhã
>.Cartas
>.Mapa da revista
>.Principal

------------------------------------------
Consciência.Net