‘Roda Viva’ recebe Evo Morales nesta segunda (24/4)

Ele foi eleito prometendo saldar a dívida de seu país – a Bolívia – com seu povo, explorado por décadas de neoliberalismo e pilhagem dos recursos naturais por parte das transnacionais, com a conivência de repetidos governos corruptos. De origem aymará – uma das principais etnias indígenas que compõe a população boliviana, filho de uma família de humildes agricultores, o líder do movimento cocaleiro e do partido MAS (Movimento ao Socialismo) Evo Morales é o entrevistado desta segunda-feira (24/4) no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Ao chegar à presidência, Morales acalmou os ânimos dos movimentos indígenas, que já tinham derrubado dois presidentes bolivianos em 2003. Chegou ao poder no final do ano passado com posições políticas firmes e que objetivavam resgatar a cidadania da população: defende o cultivo da coca e a luta contra o neoliberalismo na América Latina, já tendo marcado para o dia 12 de julho a data limite para a nacionalização de todos os recursos naturais do país.

O presidente boliviano enfrenta, no entanto, uma situação delicada nas relações com o Brasil: faz ataques à Petrobrás – transnacional que, assim como outros petrolíferas, explorava até o ano passado os recursos nacionais pagando baixíssimos royalties – e quer a re-estatização do mercado de gás. A Petrobrás se defende: “investiu”, só nos últimos dez anos, US$ 1,5 bilhão na exploração e transporte de gás e em refinarias bolivianos. A maior parte dos lucros, no entanto, tem destino certo: o Brasil. As comunidades locais pouco vêem deste “progresso” brasileiros às custas dos bolivianos.

Participam como convidados entrevistadores: Roberto Lameirinhas, repórter da editoria internacional do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, Eliane Cantanhêde, colunista do jornal ‘Folha de S. Paulo’, Marcelo Cavallari, editor de internacional da revista ‘Época’, e os jornalistas da Bolívia, Jorge Cuba (Agence France Presse), Carla Patrícia Soria Dalbarro (Canal 7) e Manoel Robles, da Prensa Latina e Presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros na Bolívia. Apresentação: Paulo Markun. Então anota aí na agenda: é nesta segunda-feira, 24 de abril, às 22h30, na TV Cultura e TVEs pelo Brasil. Você pode assistir na Internet acessando o site www.tvcultura.com.br/rodaviva no horário do programa.

Share

Comentários

comentários

Revista diária fundada em 13 de maio de 2000.

Seções: Opinião.